domingo, 29 de janeiro de 2012

Discussão sobre a proibição de Sacolinhas Plásticas

Vamos começar a solucionar essa bagunça que se formou na cabeça de todos os consumidores.
A proibição de sacolas plásticas.
Por que isso se tornou um problema? Por que o governo não pensou na forma de compensar essa proibição.
Pergunta mais frequente: "Onde eu irei colocar meu lixo agora?". A resposta é pensar sustentavelmente e repartir o problema nas seguintes partes. Lixo Reciclável(lixo seco) , Biodegradável ou Orgânico(restos de alimento ou material "dejetado") e Não reciclável.



Lixo Reciclável - Papel, Plástico, Vidro e Alumínio. Separar o lixo é extremamente importante para que essa lei se torne viável. Encaminhar o material seco e se possível limpo dentro de compartimentos recicláveis (como caixas de papelão ou sacos de papel) para a reciclagem. *o problema - nem todos tem acesso a reciclagem, quanto a isso as providências devem ser tomadas pelo governo de sua cidade.

Lixo Biodegradável ou Orgânico - Restos de comida, papel higiênico e etc. Podem ser considerados como adubo para a terra e se o consumidor puder usar como tal estará reduzindo e muito seu lixo. Já se não puder há a opção de  comprar sacolas biodegradáveis para usar com seu lixo orgânico. *o problema - nem em todos os estados estão sendo postas a venda as sacolinhas biodegradáveis, a solução seria utilizar de sacos plásticos normais enquanto a população encomendasse elas ou esperassem indústrias desse tipo entrar no mercado.

Lixo Não Reciclável - Geralmente materiais que passaram por transformações química ou física. Espelhos, plástico celofane, fotografias e etc. Nesse ultimo tipo de lixo que seria a menor parte do lixo produzido, a solução seria adotar outros materiais que os substituíssem, Parar de produzi-los e/ou criar técnicas para reaproveita-los, enquanto isso descarta-los da maneira convencional. *problema - o desenvolvimento dessa questão depende de pesquisas aplicadas e na maioria das vezes independentes.


Isso já deu certo em outros lugares:
Lei que proíbe sacolas plásticas em BH completa seis mesesA Lei 9.259/08 veio para banir o uso de sacolinhas no comércio da capital, mas gerou muita polêmica

 Tirando essa parte, a lei se torna totalmente viável e não precisamos mais nos preocupar com a poluição do meio ambiente, a diária intoxicação de animais que ingerem elas pensando que isso é comida. Sem contar que essa solução devia ter sido tomada a muito tempo e nós somos totalmente responsáveis por ela.Agora paremos de tentar acabar com a lei e começamos a exigir do governo as medidas necessárias para que isso se concretize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou sobre esse post

Arquivo do blog